MUSEU DO AZULEJO
ESTREMOZ - PORTUGAL

2018-03-29

Este museu pertencente à Fundação Berardo tem um interesse duplo no panorama artístico nacional. Por um lado, pretende ser um espaço museológico de referência em Portugal, por outro lado vai ser instalado no setecentista Palácio dos Henriques (Palácio Tocha), declarado como Monumento de Interesse Público, contribuindo também para a reabilitação do património da cidade e diversificando a oferta cultural.

As obras de adaptação deste palácio a museu têm uma data prevista de conclusão e posterior abertura para o verão de 2019.

Este palácio pré-pombalino com construção provável no início do século XVIII vai manter no essencial a compartimentação do volume principal. As alterações a realizar respeitam e salvaguardam os elementos arquitetónicos construtivos e decorativos considerados de valor cultural e histórico-patrimonial, nomeadamente ao nível da azulejaria e das pinturas murais em tetos. As fachadas serão reabilitadas e as cantarias tratadas e limpas.

Este edifício é caracterizado pelas suas salas e corredores cobertos por azulejos setecentistas. Com 3 pisos acima do solo o piso térreo destina-se à receção mas possui também salas de exposição, instalações sanitárias, arrumos e zonas técnicas. O piso 1 considerado o mais nobre do edifício possui salas de exposição e zonas de arrumos. No último piso localizam-se os gabinetes, salas de reuniões, sala de informática e uma copa. As coberturas são todas novas materializando a traça existente.

Neste museu será possível desfrutar de uma das coleções de Berardo, aquela que é considerada como uma das mais interessantes coleções de arte privada a nível internacional. Neste museu estarão expostos azulejos de todo o mundo e de várias épocas diferentes, do século XV até à atualidade, numa coleção composta por cerca de 1500 painéis, assim como outras exposições temporárias.

Para mais informações consulte a página do projeto.

Imagens