A FCM – Construções, S.A. (FCM) assenta a sua Política Integrada de Qualidade, Segurança e Saúde no Trabalho, e Ambiente, na criação de valor para todos os intervenientes e na promoção da satisfação das expetativas dos seus Clientes, Trabalhadores e Partes Interessadas, em termos de qualidade de execução da obra e dos serviços que assegura, da prevenção e manutenção das condições de segurança e saúde e da preservação das condições ambientais, considerando todos os interessados pelas atividades e serviços prestados.

A atividade da FCM é orientada para a disponibilizar soluções especificas adequadas aos requisitos e aos objetivos definidos, mediante um Sistema Integrado de Gestão evolutivo e dinâmico.

Estas premissas estão suportadas na missão, visão e valores da FCM – fazer bem, criando valor para todos os intervenientes e para a sociedade em geral, ser uma referência no setor da construção, alinhada com as melhores práticas do mercado, visando a sustentabilidade, com compromisso, rigor ambição renovada.

A Gestão de Topo da FCM lidera e assegura a implementação e manutenção deste sistema, disponibilizando os recursos necessários para a sua utilização como ferramenta de gestão que potencie a melhoria contínua do desempenho global da organização.

Compromissos da FCM

Os nossos compromissos do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade, Segurança são:

- Cumprir os requisitos legais e regulamentares a que a atividade da empresa está sujeita no âmbito da qualidade, da segurança, higiene e saúde dos trabalhadores e do ambiente;

- Cumprir os requisitos das normas:
• NP EN ISO 9001 - Sistemas de Gestão da Qualidade. Requisitos;
• NP EN ISO 45001 - Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho. Requisitos e orientações para a sua utilização;
• NP EN ISO 14001 - Sistemas de Gestão Ambiental. Requisitos e linhas de orientação para a sua utilização;

- Cumprir os requisitos dos seus Clientes, indo ao encontro das expetativas apresentadas nos documentos contratuais;

- Integrar os princípios gerais de prevenção no desenvolvimento dos seus processos e atividades;

- Planificar a execução dos trabalhos de forma a prevenir a ocorrência de situações que possam por em causa a qualidade das obras, a segurança, higiene e saúde dos trabalhadores e o meio ambiente;

- Desenvolver todas as atividades de acordo com as boas práticas profissionais e com níveis elevados de qualidade, garantindo ao Cliente o rigor e fiabilidade dos resultados e a confidencialidade dos dados;

- Promover a formação e sensibilização dos seus colaboradores no sentido de que estes adquiram as competências necessárias ao exercício das funções que lhe são atribuídas e que tomem consciência da relevância e importância das suas ações no contexto do sistema e de como estas contribuem para que sejam atingidos os seus objetivos;

- Garantir a comunicação e a consulta junto dos Trabalhadores nos âmbitos previstos na lei, nomeadamente no contexto da segurança e saúde no trabalho;

- Assegurar que anualmente é realizada a revisão do sistema com vista a promover a melhoria contínua da sua eficácia e que esta revisão se faz através do estabelecimento, controlo e análise de objetivos, dela resultando decisões da Gestão de Topo relativas à implementação de ações de melhoria.


Objetivos globais do Sistema de Gestão QSA

Na FCM são objetivos globais do sistema:

 No âmbito da Qualidade:

- Melhorar o desempenho dos processos;
- Minimizar a ocorrência de não conformidades e resolver eficaz e prontamente as não conformidades detetadas;
- Manter níveis positivos de satisfação do Cliente.

No âmbito da Segurança e Saúde no Trabalho:

- Controlar os riscos associados às atividades desenvolvidas pela empresa de forma a reduzir a probabilidade de ocorrência de incidentes;
- Minimizar as consequências dos potenciais incidentes;
- Minimizar o impacto dos agentes físicos, químicos e biológicos inerentes às atividades desenvolvidas sobre a saúde dos trabalhadores;
- Assegurar condições de trabalho que propiciem, de forma sustentada, níveis adequados de produtividade e de satisfação dos colaboradores.

No âmbito do Ambiente:

- Minimizar os impactes ambientais adversos decorrentes das atividades desenvolvidas pela empresa;
- Mitigar as consequências de potenciais acidentes ambientais;
- Melhorar o desempenho ambiental.

 

Dinâmica da melhoria contínua da FCM


As pessoas são o principal valor da empresa. Elas são as responsáveis pela melhoria contínua dos processos e do desempenho da organização e dos serviços prestados, conjuntamente com os fornecedores, subempreiteiros e prestadores de serviços.

A melhoria contínua da organização faz-se com a participação de todos, através da política da Qualidade, Segurança e Ambiente, dos seus objetivos e metas, dos resultados das auditorias, da análise dos dados, das ações de melhoria e da revisão do Sistema.

A qualidade alcançada, as condições de trabalho seguras e salubres e a melhoria do desempenho dos processos proporcionam a satisfação dos Clientes, Colaboradores e Partes Interessadas, promovendo-se, desta forma:

• a fidelização dos Clientes;
• o aumento do bem-estar dos Trabalhadores;
• um saudável relacionamento com todos os interlocutores;
• o aumento do prestígio da empresa, com possibilidade de angariação de novos Clientes;
• e o aumento da competitividade, sendo este conjunto de fatores o suporte da sustentabilidade da empresa.

A prosperidade da empresa, associada a um ambiente laboral adequado, promove a motivação dos Colaboradores para a manutenção da melhoria contínua.